IBO

IBO

International Biology Olympiad - Olimpíada Internacional de Biologia

O que é

A maior competição internacional de biologia para alunos do ensino médio, ou equivalente, que foram campeões nas competições de biologia de seus países.

Link para o regulamento

http://www.ibo-info.org/pdf/IBO_Guide23.pdf 

Objetivos

In bringing together gifted students, the IBO tries to challenge and stimulate these students to expand their talents and to promote their career as a scientist, so biology talents do not get lost. The Olympiad also is focusing on biology as a beautiful and valuable subject. Many biological topics like ethology and ecology stress the importance of  biology for society, especially items such as nature preservation and/or environmental protection. The Olympiad offers the opportunity to compare the syllabuses and educational trends in biology in different countries. This is useful information to improve biology education on a national level.</blockquote>
Quem pode participar

Estudantes do ensino médio, cursinho ou equivalente de escolas que ofereçam um currículo científico geral, ou seja, que não seja específico para alguma área, quando comparada com a educação regular de seu país,

  • Que não tenham obtido um diploma anteriormente a 1° de janeiro do ano da competição, permitindo que estude em uma universidade, ou seja, não podem ter se graduado no ensino médio em um ano anterior a competição.
  • Que tenham ganhado a competição nacional naquele ano
  • Que não tenham sido treinado ou instruído em um grupo com 50 ou menos alunos em que inclua o resto do time da IBO, por um período maior que 2 semanas
  • Tenham no máximo 20 anos até 1° de julho do ano da IBO
  • Não tenham participado de outras duas IBOs
  • Ainda não tenham começado a estudar em uma universidade ou equivalente até a data da IBO

are students of a regular secondary schoolfor general education offering a general (not specific) science education curriculum applying to secondary education level students in the country concerned;
– have not obtained a diploma allowing to study at a university or equivalent institution, before the 1st of January of the actual competition year;
– are the winners of the National Biology Olympiad of the current school year in the country they are representing;
– are not trained or instructed within a selected group of 50 or fewer students comprising the IBO team for a period longer than two weeks;
– are born on the 1 st of July or later of the actual IBO year minus twenty;
– have not participated already twice in the IBO;
– have not yet started study at university or equivalent institution as regular or full time students.
</p> Por que participar

Muitos vêem as olimpiadas cientificas internacionais como  um mero jeito de mostrar seus conhecimentos aos outros. No entanto, ser agraciado com um mérito em tal evento, ou simplesmente ser classificado para tal significa muito mais do que apenas mostrar que foi esforçado. Participar desse evento é uma experiência única, onde conhecemos pessoas e costumes do mundo inteiro, fazemos amizades com quem jamais imaginaríamos que iriamos conhecer, ganhamos o direito de passear por um pais e conhecer lugares maravilhosos e totalmente diferentes de tudo que já vimos. O fato de participar em uma olimpiada internacional, nesse caso de biologia, abre muitas portas na vida para os participantes, mostrando o que seria uma experiência internacional, além de contar grande vantagem na hora de tentar a aprovação em universidades no exterior, podendo inclusive mudar a vida de muitos. Resumindo: Participar de uma olimpiada internacional é uma experiência única, rica e repleta de ganhos em todos os sentidos, qualquer esforço valerá a pena. Participe você também!

Como se inscrever / Como ser selecionado

Para se inscrever primeiro você precisa ser selecionado como um dos 4 primeiros colocados da 2º fase da OBB E estar dentro do regulamento de participação da IBO, então após isso, você ou o seu professor responsável do colégio irão receber um e-mail que te levará ao link do site oficial da IBO do seu ano, junto com o seu login e senha do site. lá você deve preencher todos os dados solicitados, não são muitos, e então enviar uma foto sua e do seu professor junto com o documento(fornecido pelo próprio site) preenchido com a assinatura do diretor do seu colégio. completando os dados solicitados pelo site você já está inscrito, bastando apenas seguir o roteiro de viagem.

Como funciona -

A IBO é dividida em 2 partes, sendo uma pratica e uma teórica.

A pratica, que costuma acontecer primeiro, é dividida em 4 provas de 1h30 cada, com intervalos entre elas. São provas praticas de altíssimo nível, sendo sugerido pedir treinamento extra em uma universidade do seu estado. Serão cobrados 4 assuntos que variam a cada ano, e exigem que você preencha a prova e analise os dados em base nos resultados obtidos. Em geral, apesar de tudo, o grande problema da prova é o curto tempo limitado que se tem para cada uma delas. Os assuntos podem varias desde espectrofotometria e analises de ossos à dissecar invertebrados e flores para classifica-las e então podem ser fornecidas formulas para calcular analises estatísticas como em provas de microbiologia por exemplo.

A prova teórica costumava ser feita no papel, dividida em uma prova de múltipla escolha (A), mais fácil, e uma prova com métodos de resposta diversificados (B), bem mais difícil.
No entanto a partir da IBO de 2013 as provas teóricas passaram a ser feitas em tablet, num sistema virtual, e todas as questões estão no estilo "verdadeiro-ou-falso", onde para cada uma das questões haviam 4 itens que deveriam ser julgados em verdadeiro ou falso. desses 4 itens da questão, se você acertasse 0-1 item a questão teria valor nulo (0), se você acertasse 2 itens a questão valeria 0,2, se você acertasse 3 itens a questão valeria 0,6 e apenas se você acertasse os 4 itens a questão teria o valor inteiro (1)
Apesar disso não haverá mais tanto problema com tempo, pois o numero de questões foi reduzido drasticamente para 100 questões, sendo dividida em 2 partes com 3h cada uma, e dessa vez nenhuma dela aparenta ser mais difícil do que a outra.
Outra alteração da prova teórica foi o fato dela ser uma prova que exige muito mais RACIOCÍNIO e interpretação de textos e gráficos, tendo um enfoque menor em cobrar conteúdo simples e direto.

Ambas as fases praticas e teóricas estarão traduzidas em português pela comissão da OBB, sendo que a prova teórica também estará disponível em inglês.

O que estudar / O que treinar/ Programa ou link para o programa

consulte o site de estudo de biologia para informações mais detalhadas sobre o treinamento para a parte teórica: http://www.olimpiadascientificas.com/estudo/biologia/

Estude principalmente os livros Life e Campbell, que contém o suficiente para atender o temário, junto com todas as provas nacionais, internacionais e norte-americanas para garantir um resultado decente, e então leia os livros recomendados no link de estudos na ordem de prioridade.

Quanto ao treinamento pratico, visite o site oficial da IBO do seu ano para se informar sobre os assuntos das praticas (pois estes variam a cada ano) e então pesquise sobre esses tais temas e solicite apoio para uma universidade local ou para o seu colégio para obter um treinamento pratico extra, extremamente recomendado.

Link para o programa/ temário  - http://www.ibo-info.org/pdf/IBO-Guide.pdf
o temário encontra-se nesse link, assim como também está presente no final desta mesma página

Como estudar / Como treinar

Consulte http://www.olimpiadascientificas.com/estudo/biologia/ , pagina para estudos de biologia, que se for cumprida garante bons resultados para a delegação na parte teórica.

Recomenda-se começar estudando com o Life e o Campbell já para a primeira fase nacional, e terminar as semifinais das USABOs e as IBOs anteriores para a segunda fase para garantir seleção com uma boa colocação um bom resultado nas IBOs, então após terminadas todas as provas recomenda-se que sejam lidos os livros na ordem de prioridade do link de estudos.

Além do mais, recomenda-se pedir ajuda para uma universidade local para fornecer um treinamento pratico extra devido ao altíssimo nível das provas práticas (de no máximo 1 semana para não fugir do regulamento, uma vez que 1 semana já é fornecida pela comissão da OBB no RJ, que apesar de ser bom e completo, não é suficiente)

Também sugere-se aperfeiçoar a coordenação motora para movimentos finos, necessários para algumas provas práticas.

Provas anteriores /Edições anteriores

http://www.ibo-info.org/ibo-results-and-awards => provas das IBOs anteriores

Provas de Seletivas Anteriores - Não há seletiva, apenas 1º e 2º fase da olimpíada nacional.

Premiações -

2008 - 1 bronze

2009 - 1 bronze

2010 - 2 bronzes

2011 - 2 bronzes

2012 - 1 bronze

2013 - 2 bronzes / 1 prata

Equipes Brasileiras / Premiados

 http://www.olimpiadascientificas.com/equipes-brasileiras/biologia/ibo/

Competição de vídeo -

http://www.ibo2013.org/Participate/videocompetition/
link com o vídeo vencedor de 2013, 2012, 2011 e 2010, junto com o regulamento e explicando como participar

Fontes

aqui o guia com todas as informações: http://www.ibo-info.org/pdf/IBO-Guide.pdf

 Programa

I
(20 %)4
Cell biology :
Structure and function of cells

Chemical components

  • Monosaccharides; disaccharides; polysaccharides
  • Lipids
  • Proteins: amino acids, three letter symbol; structure of
    proteins;
    .
    chemical classification of proteins:
    simple proteins and conjugated proteins
    .
    functional classification of proteins:
    structural proteins and enzymes
  • Enzymes
    .
    Chemical structure: apoenzyme and coenzyme
    .
    Model for enzyme action: enzyme binds with substrate
    .
    Denaturation
    4
    Percentage representing points in the test
    35
    Appendix I: content Theoretical part

  • International Biology Olympiad
    .
    Nomenclature
    Nucleic Acids : DNA, RNA
    Other important compounds
    .
    ADP and ATP
    .
    NAD+ and NADH
    .
    NADP+ and NADPH
    Organelles
    nucleus
  • cytoplasm -
  • nuclear envelope
    (nucleohyaloplasm)
    chromosomes
    nucleoli
    cell membrane
    hyaloplasm
    mitochondria
    endoplasmatic reticulum
    ribosomes
    Golgi apparatus
    lysosomes
    vacuole membrane
    proplastides
    plastides
    .
    chloroplasts
    .
    chromoplasts
    .
    leucoplasts (e.g. amyloplasts)
    Plant cells are surrounded with a cell wall


    Cell metabolism
  • Breakdown of carbohydrates
    .
    Anaerobic break down (anaerobic respiration) of glucose:
    glycolysis
    .
    Aerobic break down (aerobic respiration) of glucose:
    glycolysis
    citric acid cycle
    oxidative phosphorylation
  • Dissimilation of fats and proteins
  • Assimilation
    .
    Photosynthesis
    .
    Light reaction
    .
    Dark reaction (Calvin cycle)
    Protein synthesis
  • Transcription
  • Translation
  • Genetic code
    36
    Appendix I: content Theoretical part


    International Biology Olympiad
    Transport through membranes
  • Diffusion
  • Osmosis, plasmolysis
  • Active transport
    Mitosis and meiosis
  • Cell cycle: interphase (replication) and mitosis (prophase -
    metaphase - anaphase - telophase)
  • Chromatids, equatorial plate, haploid and diploid, genome,
    somatic and generative cells, gamete, crossing over
  • Meiosis I and meiosis II.
    Microbiology

    Prokaryotic cell organization

    Morphology

    Phototrophy and chemotrophy
    Biotechnology

    Fermentation

    Genetic manipulation of organisms
    II Plant anatomy and physiology
    (with emphasis on seed plants)
    (15 %)
    Structure and function of tissues and organs involved in:




    Photosynthesis, transpiration and gas exchange
  • Leaf : structure; function stomata
    Transport of water, minerals and assimilates
  • Root : structure (endodermis)
  • Stem : structure (vascular bundles)
    Growth and development
  • Apical meristem and cambium
  • Germination
    Reproduction (ferns and mosses included)
  • Asexual reproduction (clone forming)
  • Sexual reproduction
    . Structure of flowers
    . Pollination
    . Double fertilization
  • Alternation of generation in seed plants, ferns and mosses
    III Animal anatomy and physiology
    (with emphasis on vertebrates and especially man)
    Structure and function of organs and tissues involved in
    37
    (25 %)
    Appendix I: content Theoretical part







    International Biology Olympiad
    Digestion and nutrition
  • Digestive tract (including liver, gall bladder and pancreas)
  • Mechanical and chemical breakdown of food
  • Absorption
  • Food components (water, minerals, vitamins, proteins,
    carbohydrates and fats)
    Respiration
  • Breathing mechanism
  • Gas exchange
  • Respiratory organs
    Circulation
  • Blood : blood plasma, red blood cells, white blood cells, blood
    platelets
  • Blood circulation : arteries, capillaries, veins, heart
  • Lymphatic system : tissue fluid, lymph
    Excretion
  • Structure of the renal system
  • Urine production
    Regulation (neural and hormonal)
  • Nervous system : peripheral nervous system, central nervous
    system (spinal cord and brain), autonomic nervous system
    (sympathetic and parasympathetic), reflexes, sense organs (eyes
    and ears)
  • Endocrine system : pituitary gland, thyroid gland, islets of
    Langerhans, adrenal medulla, adrenal cortex, ovaries and testes
    Reproduction and development
  • Structure and function of male and female reproductive systems
  • Ovulation and menstrual cycle
  • Fertilization
  • Formation of ectoderm, mesoderm, endoderm
  • Embryonic membranes
    Immunity
  • Antigens, antibodies
    IV Ethology







    (5 %)
    Methodology of Ethology
    Innate and Learned Behavior
    Communication and Social Organization
    Foraging Behavior
    Defensive Behavior
    Mating systems and Parental care
    Biological rhythms
    38
    Appendix I: content Theoretical part
    International Biology Olympiad
    V Genetics and Evolution
    • Variation : mutation and modification
    • Mendelian inheritance
  • Monohybrid cross
  • Dihybrid cross
  • Polyhybrid cross
    Multiple allelism, recombination, sex linkage
    Hardy-Weinberg principle
    Mechanism of evolution
  • Mutation
  • Natural selection
  • Reproductive isolation
  • Adaptation
  • Fitness



    (20 %)
    VI Ecology




    (10 %)
    Individual Organisms
  • Unitary and modular organisms
    Population
  • Population structure
    .
    dispersion, age, size and sex structure
  • Population dynamics
    .
    birth rate, death rate
    .
    exponential and logistic growth, carrying capacity
  • Population regulation
    .
    metapopulation dynamics
    Biotic Communities
  • Species richness and diversity
  • Niche, competition exclusion principle
  • Interspecific Interactions
    .
    competition, predation, symbiosis
  • Community dynamics
    .
    succession
  • Terrestrial biomes
  • Aquatic biomes
    Ecosystems
  • Trophic structure
    .
    food webs
  • Trophic levels
    .
    producers, consumers, decomposers
  • Energy flow
  • Productivity
    .
    gross and net primary productivity
    .
    energy transfer efficiencies
    39
    Appendix I: content Theoretical part

    International Biology Olympiad
  • Matter flux through ecosystems
  • Global biogeochemical cycles
    Biosphere and man
  • Human population growth
  • Pollution
    .
    threats of biodiversity
    .
    in situ conservation
    .
    ex situ conservation
    VII BIOSYSTEMATICS
    (5 %)
    Structure and function, evolutionary and ecological relationships among
    typical organisms in the following groups. Knowledge of scientific terms
    will not be required for successful solution of the tasks. However, competi-
    tors should know what the named representatives of genera mentioned
    below look like.
    Domain Archaea Methanobacterium, Halobacte-
    rium,Thermoplasma, Sulfolobus
    Domain Bacteria Agrobacterium, Anabaena, Bacil-
    lus, Escherichia, Rhizobium, Sal-
    monella, Streptomyces
    Domain Eukarya
    Kingdom Protista
    D. Rhodophyta
    D. Phaeophyta
    D. Bacillariophyta
    D. Euglenophyta
    D. Chlorophyta
    Chondrus
    Sargassum
    Navicula
    Euglena
    Chlamydomonas, Spirogyra,
    Chlorella, Ulothrix
    Amoeba
    Trypanosoma
    Plasmodium
    Paramecium
    P. Rhizopoda
    P. Zoomastigophora
    P. Apicomplexa
    P. Ciliophora
    Kingdom Fungi
    D. Zygomycota
    D. Ascomycota
    Mucor
    Claviceps, Penicillium, Saccharo-
    myces
    Agaricus
    D. Basidiomycota
    Kingdom Plantae
    D. Bryophyta
    D. Hepatophyta
    D. Rhynophyta
    Polytrichum, Sphagnum
    Marchantia
    Rhynia
    40
    Appendix I: content Theoretical part
    International Biology Olympiad
    D. Lycopodiophyta
    D. Equisetophyta
    D. Polypodiophyta
    D. Ginkgophyta
    D. Pinophyta
    D. Cycadophyta
    D. Magnoliophyta
    C. Magnoliopsida
    F. Magnoliaceae
    F. Ranunculaceae
    F. Rosaceae
    F. Fabaceae
    F. Oleaceae
    F. Fagaceae
    F. Cactaceae
    F. Brassicaceae
    F. Lamiaceae
    F. Solanaceae
    F. Asteraceae
    C. Liliopsida
    F. Liliaceae
    F. Orchidaceae
    F. Poaceae
    F. Arecaceae
    F. Araceae
    Lycopodium
    Equisetum
    Pteridium
    Ginkgo
    Pinus
    Cycas
    Magnolia
    Ranunculus, Pulsatilla
    Rosa, Malus, Prunus
    Pisum
    Syringa
    Quercus
    Opuntia
    Brassica
    Lamium
    Solanum
    Helianthus
    Lilium, Allium
    Orchis
    Zea, Triticum, Bambusa
    Cocos
    Monstera
    Kingdom Animalia
    P. Porifera
    P. Cnidaria
    C. Hydrozoa
    C. Scyphozoa
    C. Anthozoa
    P. Platyhelminthes
    C. Turbellaria
    C. Trematoda
    C. Cestoda
    P. Nematoda
    P. Mollusca
    C. Gastropoda
    C. Bivalvia
    C. Cephalopoda
    P. Annelida
    C. Polychaeta
    C. Oligochaeta
    C. Hirudinea
    P. Arthropoda
    SP. Crustacea
    Euspongia
    Hydra
    Aurelia
    Corallium
    Polycellis
    Fasciola
    Taenia
    Ascaris, Trichinella
    Helix, Arion
    Ostrea, Mytilus
    Sepia, Octopus
    Nereis
    Lumbricus
    Hirudo
    Astacus, Daphnia, Cyclops
    41
    Appendix I: content Theoretical part
    International Biology Olympiad
    SP.
    Chelicerata
    C. Arachnida
    SP. Myriapoda
    C. Chilopoda
    C. Diplopoda
    SP. Hexapoda
    C. Insecta
    O. Thysanura
    O. Odonata
    O. Blattodea
    O. Phasmatodea
    O. Isoptera
    O. Orthoptera
    O. Phthiraptera
    O. Hemiptera
    SO. Homoptera
    SO. Heteroptera
    O. Coleoptera
    Euscorpius, Araneus, Ixodes
    Scolopendra
    Julus
    Lepisma
    Libellula
    Blatta
    Carausius
    Kalothermes
    Gryllus, Locusta
    Pediculus
    Aphis, Cicada
    Gerris, Nepa, Cimex
    Calosoma, Leptinotarsa,
    Ips,Tenebrio, Dytiscus
    Anopheles, Drosophila, Musca
    Papilio, Bombyx
    Ichneumon, Apis, Formica
    Pulex
    O. Diptera
    O. Lepidoptera
    O. Hymenoptera
    O. Siphonaptera
    P. Echinodermata
    C. Asteriodia
    C. Echinoidea
    C. Holothuroidea
    P. Chordata
    SP. Urochordata
    SP. Cephalochordata
    SP. Vertebrata
    S
    C. Agantha
    S
    C. Gnathostomata
    C. Chondrichthyes
    C. Osteichthyes
    SC. Actinopterygii
    Asterias
    Echinus
    Holothuria
    Ascidia
    Branchiostoma
    Petromyzon
    Scyliorhinus, Carcharodon
    Acipenser, Clupea, Salmo,
    Carassius, Muraena
    Lepidosiren, Latimeria
    SC.
    Sarcopterygii
    C. Amphibia
    O. Caudata
    O. Anura
    C. Reptilia
    O. Testudinata
    O. Crocodylia
    O. Squamata
    C. Aves
    O. Struthioniformes
    Salamandra
    Rana, Bufo
    Testudo
    Crocodylus
    Lacerta, Vipera
    Struthio
    42
    Appendix I: content Theoretical part
    International Biology Olympiad
    O. Sphenisciformes
    O. Ciconiiformes
    O. Anseriformes
    O. Falconiformes
    O. Galliformes
    O. Columbiformes
    O. Strigiformes
    O. Piciformes
    O. Passeriformes
    C. Mammalia
    O. Monotremata
    O. Marsupialia
    O. Insectivora
    O. Chiroptera
    O. Rodentia
    O. Carnivora
    O. Proboscidea
    O. Perissodactyla
    O. Artiodactyla
    O. Cetacea
    O. Primates
    Spheniscus
    Ciconia
    Anser
    Falco
    Gallus
    Columba
    Strix
    Dryocopus
    Parus, Passer
    Ornithorhynchus
    Macropus
    Erinaceus, Talpa
    Myotis
    Mus, Rattus
    Ursus, Canis, Felis
    Elephas
    Equus
    Sus, Bos
    Delphinus
    Cebus, Macaca, Hylobates, Pan,
    Gorilla, Pongo, Homo
    “Virales”
    “Lichenes”
    Bacteriophage
    Parmelia, Cladonia</p>

    Questões de Exemplo

http://www.ibo-info.org/pdf/IBO-Sample-Questions-Theory.pdf/view</p> http://www.cee.org/programs/usabo/study-guides

http://www.amazon.com/Read-more/lm/R3RSJGW1PS3CKB/ref=cm_srch_res_rpli_alt_1